5 ótimas dicas de como usar o óleo essencial de lavanda

O aroma floral da lavanda é bastante popular por trazer todo um frescor e uma leveza que inspiram harmonia e equilíbrio.
Além disso, suas propriedades terapêuticas ajudam a relaxar os músculos e acalmar os ânimos, fazendo com que a fragrância seja uma excelente opção para tratamentos de ansiedade, estresse e depressão.
Neste conteúdo, vamos listar 5 dicas incríveis de como utilizar o óleo essencial de lavanda e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!

1- Como difusor de ambientes

Você sabia que apenas algumas gotinhas do óleo essencial de lavanda já são suficientes para transformar a sua casa em um local que inspira muita paz e tranquilidade tanto para os moradores quanto para os visitantes?
Essa interessante observação não só é verdadeira como é algo muito simples de colocar em prática! A dica é misturar essa solução com um pouco de água e utilizar o seu difusor de ambientes, também conhecido como rechaud, para ajudar a espalhar o aroma de forma mais natural e constante.

2- No tratamento de insônia

O poder calmante da lavanda também é muito recomendado para quem tem dificuldades para dormir. Se você sofre com insônias ou tem crianças mais agitadas em casa, é possível utilizar o óleo essencial das seguintes maneiras:

  • coloque algumas gotinhas em um pedaço de tecido e deixe embaixo do travesseiro ou na mesa de cabeceira ao lado da cama;
  • adicione um pouco do óleo em uma almofada e deixe-a ao lado do travesseiro.

Quando a formulação entra em ação, as propriedades da lavanda ajudam a controlar os pensamentos acelerados e garantem uma maior motivação para o momento do despertar.

3- Em massagens relaxantes

Como apontamos na introdução deste texto, o óleo essencial de lavanda é excelente para promover o relaxamento muscular e, por isso, é bastante utilizado em massagens relaxantes.
A solução pode ser utilizada pura ou misturada com outros óleos e cremes, potencializando o tratamento de diversas complicações como estresse, dores musculares e nas articulações.

4- Em compressas quentes ou frias

Tanto as compressas quentes quanto as frias podem trazer muitos benefícios para o nosso bem-estar quando são utilizadas corretamente.
As quentes são mais indicadas para dores musculares, hematomas, artrite e dores de garganta, aumentando o fluxo sanguíneo local, promovendo o relaxamento e a mobilidade. Por outro lado, as compressas frias diminuem o fluxo sanguíneo na região, diminuindo o inchaço e a inflamação e, por isso, são ideais em casos de dores de dente, tendinites e contusões.
Independentemente do caso, a dica é mergulhar um pano na água na temperatura desejada e colocar algumas gotinhas do óleo essencial de lavanda para garantir resultados ainda melhores.

5- Para picadas de insetos

O óleo essencial de lavanda não só tem o potencial de acalmar os ânimos, reduzindo o estresse e a ansiedade, e de relaxar os músculos, como também contribui diretamente naqueles casos em que a pele fica irritada após a picada de mosquitos.
Basta misturar uma ou duas gotas da essência com uma colher de chá de gel de aloe vera — que também conta com excelentes propriedades calmantes — ou de creme hidratante e aplicar na região que foi lesionada.
É interessante reforçar, por fim, que o óleo essencial de lavanda não possui contraindicações e é altamente versátil, com múltiplas aplicações e a possibilidade de ser combinado com outras essências.
Aqui na Aroma Help, você pode encontrar óleos essenciais de diferentes marcas, tamanhos de embalagem, em conta-gotas ou no formato aerossol. Basta escolher o que mais combina com as suas necessidades e adquirir diretamente pelo nosso site. Acesse e conheça todas as nossas linhas de produto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!
Rolar para cima