Aromaterapia para cães

Muitos donos de pets sonham com a possibilidade de tratar seus animais de maneira 100% natural e que seja um tratamento confiável e indicado por veterinários, a aromaterapia para cães.

É isso que muitos donos buscam: melhorar a saúde de nossos animaizinhos, prolongando seu tempo de vida com qualidade, sem precisar comprar e fazer com que ele tome remédios caros e que podem trazer algum efeito colateral.

Esse é o principal objetivo da aromaterapia para cães, ciência baseada no tratamento à base de fitoterapia, a partir da utilização de óleos essenciais produzidos por plantas aromáticas.

Os óleos podem ser utilizados desde em ambientes até o tratamento de enfermidades específicas. Eles são uma excelente opção para substituir remédios e pomadas mais fortes, que muitas vezes têm efeitos reversos.

Neste texto, vamos te ensinar a cuidar de seu cão com óleos essenciais, garantindo uma melhor qualidade de vida para ele.

Vamos lá!

aromaterapia-para-cães

Aromaterapia para cães: Olfato de cães e óleos essenciais

O olfato canino é muito mais potente que o dos seres humanos. Esse é o sentido que é melhor desenvolvido nos cães, e os médicos veterinários ainda não descobriram o potencial total que isso gera ao cão.

Um cão com treinamento consegue identificar tipos de explosivos diferentes e narcóticos, apenas com o olfato, para se ter uma ideia desse poder.

Muitas pesquisas ainda precisam ser feitas sobre o olfato desse animal, mas o que já podemos afirmar é que o olfato aguçado dos cães propicia benefícios quando ele é tratado pela aromaterapia.

Como é feito em seres humanos, os óleos podem ser usados nos cães pela inalação e uso tópico.

  • Inalação: o óleo é absorvido pelo sistema olfativo.
  • Uso tópico: quando alguns tipos de óleo são colocados em contato direto com a pele, pelo, ouvidos e unhas. Porém, os óleos são muito concentrados, por isso é importante diluí-los em base carreadora antes do uso, como óleos de amêndoa, coco, etc.

Os óleos essenciais atuam de maneira diferenciada nos cães. Por isso é importante levar em consideração esse fato na hora de formular blends para seu pet.

Benefícios dos óleos essenciais para cães

Os óleos essenciais podem reduzir o estresse e deixar seu cão mais calmo. Eles podem ser usados até mesmo como repelente para pulgas e carrapatos!

Como acontece em seres humanos, nos animais os óleos essenciais também podem trazer benefícios físicos e psicológicos. O efeito vai depender de qual óleo será escolhido para o tratamento, da forma em que for utilizado e se haverá mistura de óleos.

Aqui estão alguns usos para os óleos essenciais:

  • Tratamento de alergias e viroses;
  • Redução da ansiedade e do estresse;
  • Repelente de pulgas e carrapatos;
  • Tratamento de dermatite e sarna;
  • Redução de dores em ossos, articulações e músculos;
  • Auxílio no tratamento de otite;
  • Cicatrização;
  • Efeito bactericida e antifúngico.

Essas são algumas formas de utilizar, mas existem muitas outras!

As diferenças entre cães e humanos

É muito importante levar as diferenças entre humanos e cães em consideração na hora de pensar na aromaterapia.

Os animais são muito mais sensíveis que os humanos. Além disso, muitos óleos essenciais que funcionam para você podem nem ser seguros para seu cãozinho, ou podem precisar de uma dosagem diferente.

Essa é uma das razões para que as pesquisas sobre o uso de óleos essenciais em cães continuem a serem feitas.

Instinto canino

Os cães possuem a habilidade de se tratarem sozinhos. Porém, a domesticação desses animais não permite mais que eles se tratem sozinhos. É por isso que devemos sempre entender o que podemos fazer por nossos bichinhos!

Quer aprender mais sobre aromaterapia para cães? Fique de olho em nosso blog! Sempre damos dicas sobre como cuidar de seu animalzinho, tudo baseado em estudos e pesquisas recentes. Imperdível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!
Rolar para cima