Aromaterapia para dor: descubra quais os melhores óleos essenciais

Aromaterapia para dor é uma das soluções mais buscadas pelas pessoas, e segundo relatos e pesquisas, traz resultados incríveis.

Muitas pessoas adeptas da musculação e que costumam pegar ‘pesado’ nos treinos, ou iniciantes  na prática física, que estão saindo de sua ‘zona de conforto’, usufruem dos benefícios dos óleos essenciais para músculos doloridos.

Contudo, o uso da Aromaterapia para dor engloba não apenas tal finalidade, (minimizar e curar dores decorrentes de exercícios e práticas físicas), mas sobretudo, tem o intuito de impactar positivamente nosso corpo.

Dessa forma, ela é capaz de auxiliar no tratamento dos mais variados tipos de dores.

Mas, você já parou para pensar sobre quais são os óleos essenciais mais potentes para o alívio da dor?

Descubra tudo a seguir, em um post especial da Aroma Help, só para você!

Aromaterapia para dor: como usar os óleos essenciais?

Como sabemos, os óleos essenciais têm a capacidade de minimizar as dores, contudo, devem ser usados ​​corretamente. Caso contrário, pode exercer efeitos desagradáveis, como por exemplo, aumentar sintomas de inchaço e até mesmo irritar a pele.

Sendo assim, exatamente por isso, quando os aplicar diretamente na pele, eles devem ser diluídos com um óleo carreador antes, certo?

E se você pensa que pelo fato de os óleos carreadores absorverem parte da potência do óleo essencial, eles percam seus efeitos, não se preocupe. Afinal, eles não interferem em suas propriedades terapêuticas. Eles simplesmente reduzem o risco de irritação.

De modo geral, para a melhor diluição do produto, o comum é utilizar 6 colheres de chá de óleo carreador para cada 15 gotas de óleo essencial.

Vale dizer que dentre os tipos de óleos carreadores, temos:

Óleos veiculares comuns incluem:

·         Coco;

·         Abacate;

·         Amêndoa doce;

·         Semente de damasco;

·         Sésamo;

·         Jojoba;

·         Semente de uva.

Dito isso, outra questão importante sobre a Aromaterapia para a dor e a utilização dos óleos essenciais é: quais as formas de aplicação disponíveis?

As mais comuns são:

aromaterapia-para-dor

·         Compressa de óleos essenciais

As populares compressas são conhecidas por aliviar a dor, a inflamação e o inchaço. Contudo, é possível otimizar os resultados com o uso do óleo essencial aplicado à toalha.

Siga as seguintes instruções para fazer uma compressa de óleo essencial para dor:

1.Encha um recipiente com água quente (pode ser uma vasilha, panela, pote resistente à água de temperatura elevada, etc.);

2.Insira o óleo essencial escolhido ou seu respectivo “mix” diluído à água;

3.Encharque uma toalha no recipiente com água e óleo essencial;

4.Torça a toalha, de modo suave, para retirar apenas o excesso da mistura;

5.Aplique a toalha na área em que está localizada a dor;

6.Deixe a toalha por cerca de 15 minutos;

7.Reaplique conforme necessário;

8.Se necessário, reaqueça a toalha no micro-ondas.

·         Massagem

Por meio da massagem, os óleos essenciais podem tanto penetrar de forma mais profunda na pele, aliviando a dor, quanto também ajudar a eliminar nós tensões. Apenas certifique-se de diluir seus óleos essenciais antes da aplicação.

·         Banho relaxante

Uma receita simples de Aromaterapia para a dor é por meio de um banho relaxante. Para tanto, adicione de 10 a 12 gotas de óleo essencial, dissolvido em óleo veicular. Adicione água e deixe a água se dispersar antes de entrar na banheira.

Você também pode incrementar o momento, adicionando ao ambiente uma vela perfumada ou ouvindo uma música relaxante de sua preferência.

Confira os principais óleos essenciais usados na Aromaterapia para aliviar o desconforto associado a dores

A seguir, destacamos alguns dos óleos essenciais mais indicados para lidar com sintomas de dor:

·         Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

Uma pesquisa divulgada em 2011 pelo The New York Times relatou o óleo de hortelã-pimenta é eficaz no controle dos sintomas da síndrome do intestino irritável ( SII ), o que muitas vezes envolver dor abdominal e distensão abdominal.

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa ( NCCIH):

“O óleo de hortelã-pimenta tem sido usado topicamente para dores de cabeça tensionais”.

Sendo assim, considere o seu uso para dores de cabeça crônicas ou mesmo dores musculares, e claro, sempre procure ajuda médica independentemente da Aromaterapia.

Fonte: NCCIH

·         Óleo de Lavanda

Conforme um estudo de 2012, concluiu-se que  o fato de inalar o óleo essencial de lavanda aliviou com segurança a dor da enxaqueca nos participantes.

Fonte: Pubmed

Outra pesquisa, de 2015,  descobriu que o óleo essencial de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

·         Óleo de Eucalipto

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2003 descobriu que o óleo de eucalipto, frequentemente utilizado na medicina tradicional, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.  Demais pesquisas ainda apontam que a inalação de óleo essencial de eucalipto reduz a dor, além  de baixar a pressão arterial.

Fonte: ScienceDirect

Encontre os melhores óleos essenciais e tudo sobre Aromaterapia para dor na Aroma Help

Você sabia que a Aroma Help é a loja de Aromaterapia e óleos essenciais que mais cresce no Brasil? O envio é rápido, o frete é grátis para compras acima de R$ 199,00 e conta apenas com produtos de marcas de elevada reputação no mercado. Acesse nosso site e comprove! E claro, continue acompanhando nosso blog, sempre com informações ricas e relevantes para você!

Por Perossi Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!
Rolar para cima