Conheça os benefícios do Grapefruit

Você conhece os benefícios do Grapefruit (Citrus paradisi)? Ele é um cítrico híbrido, resultante do cruzamento do pomelo com a laranja. Aqui no Brasil ele também é conhecido como toranja.

Seu aspecto lembra o da laranja e muitos dos seus benefícios para a saúde são iguais. Ácida e azeda, com uma doçura latente, o grapefruit possui um visual muito bonito com sua polpa de cor rosa e casca amarela.

Seu óleo essencial normalmente é extraído pela prensagem a frio das suas cascas. Ele possui as substâncias chamadas furanocumarinas.

Isso significa que ele é um óleo fototóxico e que, quando aplicado na pele e exposto ao Sol, pode gerar queimaduras e manchas. Por isso, não é indicado o uso de concentrações maiores do que 1% em produtos para a pele.

O óleo essencial de Grapefruit é composto por mais de 90% de limoneno, e é essa substância que explica muitos dos benefícios desse óleo.

Vários estudos já comprovaram que o limoneno pode auxiliar na redução de tumores de câncer, dissolução de pedras nos rins e regulação do colesterol. Como o é rico em limoneno, este é um dos benefícios do Grapefruit.

Outro dos benefícios do grapefruit é para o tratamento de celulite, retenção de líquidos (atuando no sistema linfático), tratamento de sintomas de TPM e problemas hepáticos.

Ele é excelente para peles oleosas e com manchas, por ajudar a regular a produção de sebo e tratar as manchas na pele. Mas não se esqueça de tomar cuidado com a exposição solar depois de aplicar alguma formulação com este óleo essencial.

Na psicoaromaterapia, ele é indicado para promover a positividade, a leveza, a harmonia e para auxiliar nos momentos de fragilidade. Ele também abre o apetite.

Como usufruir dos benefícios do grapefruit

Para usufruir dos benefícios do grapefruit em casa, coloque 10 gotas em um difusor, e sinta a diferença que ele é capaz de proporcionar no astral.

O uso no cabelo deve ser feito diluindo o Grapefruit em óleo vegetal de jojoba, sendo necessário apenas duas gotas de Grapefruit para fazer o controle da oleosidade do couro cabeludo. Ele serve muito para caspa, para excesso de oleosidade na raiz. Isso acontece porque uma das principais características do óleo essencial de Grapefruit é a capacidade desengordurante que ele tem.

Contra acne é possível misturar 2 gotas de óleo essencial de Grapefruit em uma panela com água quente. Cubra a sua cabeça com um pano, e posicione-se acima da panela com a mistura com os olhos bem fechados. Use o vapor para limpar sua pele. Depois, é só usar os seus produtos de limpeza normalmente e retirar o excesso. Isso ajuda na manutenção da limpeza da pele e no controle da oleosidade.

Também é possível usar o óleo de Grapefruit para massagens. Ele tem uma capacidade lipolítica, então ele dissolve gordura localizada. Pode ser usado para massagens modeladoras no abdômen, nas pernas, coxas, ou seja, nas áreas que você quer modelar e ter uma silhueta mais fina, uma pele mais rígida e menos intoxicada.

Para melhorar a circulação nas pernas, faça um escalda pés com 5 gotas de óleo essencial de Grapefruit. Para quem pratica esportes ou para quem fica com o pé inchado, essa receita é excelente!

Então é possível fazer massagens, difusões e muito mais! Tudo isso permite essa variedade de aplicações desse óleo que é tão especial.

O óleo de Grapefruit é uma das joias que encontramos no universo dos óleos essenciais e que tem essa plena atividade, sendo multifunções. Um óleo muito versátil, com muitas propriedades e qualidades, e que não pode faltar na sua farmácia doméstica. Concorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!
Rolar para cima