Óleos essenciais para bebês

Não é à toa que os óleos essenciais para bebês têm se tornado grandes aliados dos papais e mamães, uma vez que esta terapia alternativa ajuda a acalmar e fortalecer os pequenos, reduzindo irritações e cólicas.

A aromaterapia é uma prática milenar que tem sido muito estudada nas últimas décadas e que tem ganhado cada vez mais adeptos e todas as idades podem ser beneficiadas, por exemplo: os primeiros anos de vida de uma criança são muito delicados! Surgem questões de pele, cólicas, desconfortos, alergias, etc. E ao mesmo tempo, o organismo ainda frágil, não deve ser exposto às medicações e seus riscos de efeitos colaterais. Por isso, tem aumentado o uso de óleos essenciais para bebês, já que é uma alternativa natural para cuidar da saúde e do bem-estar deles!

Idade para uso dos óleos essenciais para bebês:

A partir do terceiro mês de vida, já se recomenda o uso de óleo essencial diluído em óleo vegetal, como o de amêndoas doces e semente de uva. Mas, é importante ressaltar que os bebês são sensíveis em todos os aspectos: pele, olfato e o paladar. Por isso, como com o uso de qualquer produto, é importante ficar atento a sinais como vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento, espirros, vômito, chiado ou mudança de comportamento do bebê. Esses efeitos adversos também podem ocorrer na aromaterapia por inalação, inclusive. 

  • 0 a 30 dias: não se usa óleos essenciais em bebês recém-nascidos. É um momento de adaptação muito importante do bebê com o ambiente. Tanto a pele como o olfato são muito sensíveis para lidar com substâncias fortes como os óleos essenciais.
  • 30 dias a 3 meses: nesta idade o uso é restrito à recomendação de um profissional de saúde ou Aromaterapeuta, em casos pontuais e em concentrações muito baixas para evitar qualquer tipo de sensibilidade ou reação alérgica.
  • 3 a 6 meses: o contato com os aromas, a partir desta fase, deve ser lento e com óleos essenciais mais suaves, como Camomila Romana e Alemã, Copaíba destilada, Lavanda Francesa e os Cítricos (Mandarina, Limão e Laranja Doce).
  • 6 a 30 meses: a partir dos 6 meses inicia a fase de introdução alimentar e os primeiros dentes aparecem, aqui já podemos incluir em nossa lista de óleos essenciais para bebês o óleo de Eucalipto Radiata, Tangerina, Tea Tree (Melaleuca) e Bergamota.

Óleos essenciais para bebês mais utilizados

Lavanda: é um óleo essencial equilibrante e, por isso, pode acalmar as crianças e proporcionar um sono mais tranquilo. Você pode experimentar massagear os pés do bebê usando esse óleo. Para isso, coloque uma gota de óleo de lavanda em 10 ml de óleo vegetal de jojoba ou gergelim. Com a mistura obtida, massageie gentilmente os pés do seu filho.

Camomila romana: grande aliado na redução das cólicas dos bebês. Use duas gotas de camomila romana misturadas a 15 ml de óleo vegetal de gergelim. Depois, aplique na barriga do bebê com uma massagem delicada.

Tea tree (melaleuca): este fomentador do sistema imunológico é também antiviral, antibiótico, bactericida, fungicida e pode ser útil na presença de vários problemas, particularmente da tosse e do resfriado. Por ser usado diretamente no difusor elétrico de água ou no aromatizador de ambiente. Basta colocar oito gotas do óleo. Mas, atenção: nunca utilize em nebulizadores, que são direcionados para o rosto da criança. 

Importante

Nas literaturas disponíveis sobre Aromaterapia, pode-se encontrar muitas informações sobre o uso de óleos essenciais para bebês e crianças, mas, a lista de óleos proibidos é extensa, pois podem causar espasmos respiratórios por falta de preparação do organismo dos bebês e ataques convulsivos em bebês e crianças propensas.

Salvo a exceção do uso indicado por um Aromaterapeuta, alguns óleos essenciais são contraindicados para crianças de todas as idades, são eles: eucalipto glóbulos, hortelã-pimenta, canela, cravo, bergamota, pimenta preta, tomilho e alecrim verdadeiro qt cânfora e qt verbenona.

Onde comprar óleos essenciais para bebês?Com certeza na Aroma Help! Acesse nossa loja virtual e adquira agora mesmo e proporcione ao seu filho (a) mais saúde e bem-estar, com um produto 100% natural e de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!
Rolar para cima