Os 2 tipos de difusores mais usados na aromaterapia

No artigo de hoje a gente vai falar sobre tipos de difusores para óleos essenciais.

Bom, para a gente começar a falar sobre difusores, é importante que você entenda porque é bacana utilizá-los em casa.

Utilidades do difusor

Os difusores são legais para a gente colocar em casa tanto para fazer uma limpeza do ambiente mesmo, inclusive para prevenir doenças sazonais, quanto para o tratamento de questões psicoemocionais.

A absorção que temos dos óleos essenciais pelo uso dos difusores é muito baixa. Isso quer dizer que vai ter um funcionamento muito mais sutil, mas ainda é uma ferramenta interessante para o dia a dia, para prevenir de bactérias e vírus, mas também para ir trabalhando questões emocionais de uma forma mais sutil, já que os óleos também têm essa funcionalidade.

Tipos de difusores

Trouxemos para vocês aqui alguns difusores para conversarmos um pouquinho. Antes disso, é importante dar algumas dicas!

  • Não tem um padrão para quantidade de gotas de óleo essencial que você vai utilizar no difusor. O que você precisa pensar é o tamanho do lugar em que o difusor ficará, e se esse lugar é fechado ou tem corrente de ar. Se é um lugar amplo e com muita corrente de ar, você precisará de mais óleo essencial para conseguir ter um efeito bacana. Se é um ambiente fechado e sem corrente de ar, duas gotas já é mais do que o suficiente. Caso contrário, o cheiro pode ficar forte e desconfortável.
  • Difusor não fica em lugar alto! Ele deve ficar em lugar baixo, porque quando os óleos se difundem, eles sobem, eles se volatilizam, fazendo o caminho de baixo para cima. Se você coloca esse difusor em um lugar alto e você está em um lugar baixo, serão absorvidos ainda menos óleos essenciais. Os óleos essenciais terão que subir, se espalhar por todo o ambiente, para depois chegar até você. Se você coloca próximo, mas em um local baixo, você vai conseguir inalar uma quantidade maior de óleo essencial do que se eles estiverem em um lugar alto.

O primeiro tipo de difusor elétrico que vamos falar aqui é o que muitas pessoas conhecem como Rechaud elétrico.

Os 2 tipos de difusores mais usados na aromaterapia 1

Ele tem uma temperatura controlada, então ele não vai aquecer demais o óleo essencial. Tem muito aromaterapeuta que fala ser irrelevante esse aquecimento controlado que esse tipo de rechaud causa. Então não tem problema usar esse tipo de rechaud.

Se você tem um desse, que custa R$45 em nossa loja, misture o óleo essencial com um óleo vegetal ou com água mesmo, para você conseguir aspergir esse óleo essencial no ambiente.

A  gente tem uma outra opção, que não gera o aquecimento do óleo essencial: os difusores ultrassônicos.

Os 2 tipos de difusores mais usados na aromaterapia 1

Esses difusores fazem a difusão do óleo essencial junto com moléculas de água. É uma agitação que ele causa, de modo que as moléculas de água são difundidas no ambiente e carregam os óleos essenciais.

Cuidado! Alguns difusores desse tipo, que são mais em conta, podem não ter um plástico tão resistente, o que faz com que eles sejam corroídos mais facilmente por alguns óleos essenciais, como os cítricos, canela, entre outros. Mas para óleos mais brandos, como lavanda, você consegue fazer um uso bacana.

Alguns difusores ultrassônicos, como o da nossa loja, são de plástico adequado e próprio para o uso de qualquer tipo de óleo essencial.

Nesse modelo, é preciso colocar água dentro do recipiente, pingar os óleos essenciais, fechar e ligar na tomada. Vai sair uma fumacinha que vai difundir os óleos essenciais por todo o ambiente. É um modelo muito legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima